Sexta-feira, 29 de Maio de 2009

O CULTO E A FESTA NO FIGURADO PORTUGUÊS. O figurado na colecção particular do Dr. Francisco Elias

 

 

 

No próximo dia 9 de Junho, véspera do Dia de Portugal, o Museu do Canteiro inaugura a exposição O CULTO E A FESTA NO FIGURADO PORTUGUÊS. O figurado na colecção particular do Dr. Francisco Elias”.

 
Esta exposiçãoque contará uma vez mais com peças da colecção particular do Dr. Francisco Elias, terá por complemento uma exposição/venda de Figurado Nacional de autor, resultado de uma parceria com a Casa da Lagariça de Castelo Novo.
O CULTO E A FESTA NO FIGURADO PORTUGUÊS. O figurado na colecção particular do Dr. Francisco Elias”, contará com trabalhos de alguns dos melhores artesãos nacionais sob a temática geral do figurado português, contribuindo para a divulgação do património etnográfico português e sua evolução ao longo dos tempos.
Dos principais núcleos de produção destas verdadeiras obras de arte, fruto da re-invenção do quotidiano pelos artesãos locais, consagrados em artefactos de grande beleza e qualidade, destacam-se os trabalhos do Figurado de Barcelos e de Mafra, nomeadamente, do recentemente falecido José Franco.
A colecção particular do Dr. Francisco Elias é, no entanto, constituída tanto por autores nacionais tradicionais como por diversos trabalhos desenvolvidos numa vertente mais contemporânea. Esta exposição não poderá, desta forma, deixar de abordar as diferentes formas de interpretação/representação do culto popular porque Junho é também o mês das festas populares, de S. António, São João e S. Pedro.
Para venda e dando continuidade à parceria estabelecida com a Casa da Lagariça poderá encontrar trabalhos da Eugénia Cavaco (Meggy) e dos portuenses Pedro Rio Bom, Carla Mota e Luís Pinheiro.
Outros parceiros elaboraram trabalhos que constituirão o cenário desta exposição sobre culto e as festas populares: a sala 2 do Jardim de Infância Quinta das Violetas, com a Educadora Graça Monteiro, em Castelo Branco e a Escola do 1.º ciclo do Ensino Básico de Alcains.
 
A exposição estará patente no Museu do Canteiro até ao dia 31 de Agosto.
 
CCA às 14:03
link | comentar | favorito

+ informações

Museu do Canteiro

Para além da exposição permanente dedicada ao labor do canteiro o Museu também apresenta diversas exposições temporárias (relacionadas com a temática da pedra) durante o ano.
O Museu do Canteiro é tutelado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e é gerido pela ALBIGEC (Empresa Municipal).
Encerrado à Segunda-feira e nos seguintes feriados: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Horário

Terça a Sexta 9:30 - 12:30 / 14:00 - 17:30 Sábado e Domingo 14:30 - 18:30

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
17
19
22
23
25
27
28
29
30
31

pesquisar

 

Pesquisa

Arquivo

Mudamos de morada para:

Actividades no Museu do C...

Dia do Pai no Museu do Ca...

Alguma fotografias da act...

Ateliê da Páscoa no Museu...

Links