O Museu do Canteiro inaugurou no passado sábado, 4 de Abril, a exposição Luzes de Pedra. Uma selecção do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo José Pessoa, que há 36 anos se dedica à inventariação de obras de arte que fazem parte do património cultural português.
Responsável pela Divisão de Documentação Fotográfica do IMC (Instituto dos Museus e Conservação), José Pessoa elegeu para esta mostra o tema da pedra, «porque as nossas pedras são as mais desconhecidas dos portugueses, incluindo os historiadores de arte».
Com a missão de «fotografar os melhores modelos que o homem criou», o autor de Luzes de Pedra diz que teve «o privilégio de viver há 36 anos nesta fantástica aventura: nos sítios e na paisagem, nos lugares isolados ou nas grandes urbes, em tribunais, cemitérios, telhados, estações arqueológicas, residências, ateliers, oficinas, docas, estações de transportes, armazéns, reservas, arquivos, palácios e museus, e em muitos outros lugares que nem me consigo lembrar nem podem ser imaginados».
Entre a ciência e a arte, José Pessoa enuncia duas «leis fundamentais» da sua profissão: «o rigor do método e a humildade perante a grandeza de qualquer acto criativo, das Tentações de Santo Antão ao mais simples artefacto, todos tratados com o mesmo respeito e atenção». As Luzes de Pedra podem ser vistas até 1 de Junho de 2009.
Castelo Branco
Câmara Municipal de Castelo Branco
Junta de Freguesia de Castelo Branco
APPACDM
Parcerias
Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Outros
Museologia
Instituto dos Museus e da Conservação
Direcção Geral de edificios e Monumentos Nacionais (DGEMN)
Observatório das Actividades Culturais
Associação Portuguesa de Museologia
Imprensa Regional