Visita Virtual ao Museu do Canteiro

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2009

CD-Rom interactivo

 

Com vista o estímulo do conhecimento científico e tecnológico e sua divulgação desde a mais tenra idade e a promoção de oportunidades de exploração e de descoberta do meio físico e social de crianças de diferentes níveis de ensino e meios sócio-culturais, o Museu do Canteiro concebeu um CD-ROM interactivo.

Este recurso multimédia, dirigido ao público do pré-escolar até ao 2.º ciclo, permite através de diferentes jogos abordar e explorar a temática da pedra e sua transformação, da cantaria e do canteiro, de uma forma activa, descontraída e lúdica.
O CD inicia com um vídeo onde é feita uma breve visita virtual ao Museu do Canteiro e se destacam alguns elementos que surgirão nos jogos.
Os jogos apresentados estão organizados em três níveis diferentes representados pelo Baltazar (nível 1), pelo Tobias (nível 2) e pela Alice (nível 3) consoante o seu grau de dificuldade.
Depois de seleccionado o nível pretendido, o utilizador poderá clicar no jogo que mais lhe agradar. Quando tiver dúvidas do vocabulário sobre o Museu do Canteiro poderá recorrer ao GLOSSÁRIO do jogo.
Esta é uma forma divertida de aprender.
Este CD-ROM de jogos interactivos relacionados com a temática geral do Museu do Canteiro foi desenvolvido no âmbito do projecto Ambiente e Vida – Rochas, Solo, Clima e Seres Vivos – Ciência Viva, coordenado pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco(ESECB) e integrado no Programa Ciência Viva VI, co-financiado pelo POCI – Programa Operacional Ciência e Inovação 2010. Neste projecto a ESECB tem como entidades parceiras o Agrupamento de Escolas João Roiz, a Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID), a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). Também no âmbito do projecto Ambiente e Vida – Rochas, Solo, Clima e Seres Vivos, foram desenvolvidos os módulos sensoriais sobre a rocha (granito, calcário, ardósia e mármore) que se encontram no serviço educativo do Museu do Canteiro. Através destes módulos os visitantes podem verificar, a partir do tacto, as diferentes características e texturas do granito, mármore, calcário e ardósia.
 
 
CCA às 16:08
link do post | comentar | favorito

+ informações

Museu do Canteiro

Para além da exposição permanente dedicada ao labor do canteiro o Museu também apresenta diversas exposições temporárias (relacionadas com a temática da pedra) durante o ano.
O Museu do Canteiro é tutelado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e é gerido pela ALBIGEC (Empresa Municipal).
Encerrado à Segunda-feira e nos seguintes feriados: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Horário

Terça a Sexta 9:30 - 12:30 / 14:00 - 17:30 Sábado e Domingo 14:30 - 18:30

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
17
19
22
23
25
27
28
29
30
31

pesquisar

 

Pesquisa

Arquivo

Mudamos de morada para:

Actividades no Museu do C...

Dia do Pai no Museu do Ca...

Alguma fotografias da act...

Ateliê da Páscoa no Museu...

Links