Visita Virtual ao Museu do Canteiro

Terça-feira, 16 de Março de 2010

Inauguração da exposição PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS DA CRUZ DA RESSURREIÇÃO

  

No final de tarde do dia 12 de Março, num espaço sem lugares comuns vimos acontecer a inauguração da exposição 'PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS DA CRUZ DA RESSURREIÇÃO', alusiva à temática da Páscoa, época festiva que nos adoçará os nossos dias brevemente.
-
No Museu do Canteiro, pela hora do discurso de D. Aurélio Granada Escudeiro, Bispo Emérito de Angra, a quem pertenceu a colecção de crucifixos oferecida à paróquia de Alcains, recebemos a visita dos mais pequenos aos mais graúdos, que espalhavam olhares curiosos pelas paredes adornadas pelas peças protagonistas da exposição. Do discurso de D. Aurélio Granada Escudeiro, pudémos escutar sábias palavras sobre as peças expostas, das quais 'destacou a diversidade artística de representação da mesma cena bíblica que é a crucificação. Os materiais também reflectem a diversidade geográfica do Cristo que é o mesmo para todos. O destaque foi para o crucifixo da Índia, zona do mundo onde mais gostou de estar'.
-
Para além, do Bispo Emérito de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro estiveram presentes, o Cónego António Assunção representante da paróquia de Alcains, o novo administrador da ALBIGEC, o Eng. João Carvalhinho, e a vereadora Cristina Granada em representação do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.
-
Prosseguimos na nossa visita, e deparamo-nos com o Dr. Francisco Elias que gentilmente, uma vez mais partilhou connosco as peças que pertencem ao seu espólio particular. Foi deveras enriquecedor receber por palavras um pouco da sua imensa sabedoria polvilhada incessantemente pela sua experiência de vida e pela sua virtude na procura daquilo que deseja contemplar na sua colecção de arte.
-
Passo a passo, pé ante pé, percorremos um pouco mais este pequeno grande labirinto de pedra e encontramos as peças da CASA DA LAGARIÇA. Nesta exposição, cada uma das peças pode e consegue suspirar uma ou outra curiosidade inspirando olhares subtis ou, até mesmo, indiscretos espreitando pelas várias perspectivas possíveis. Ora não fosse o mote desta exposição, 'PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS DA CRUZ DA RESSURREIÇÃO'... acredite que sentirá o seu sobrolho levantar, desconfiado... acredite que partilhará com cada uma destas peças um sentimento de pertença, familiaridade, esboçará sem querer vários sorrisos rasgados ao de leve e até, quiçá, uma gargalhada bem sentida...
-
Espreite as fotos do dia da inauguração, mas não deixe de visitar esta exposição que nos oferece outras formas de olharmos para a dita cena bíblica que é a crucificação. Até ao dia 11 de Abril poderá encontrar-nos no Museu do Canteiro, em Alcains.
-


 

 

 

 

 

 

CCA às 10:49
link do post | comentar | favorito

+ informações

Museu do Canteiro

Para além da exposição permanente dedicada ao labor do canteiro o Museu também apresenta diversas exposições temporárias (relacionadas com a temática da pedra) durante o ano.
O Museu do Canteiro é tutelado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e é gerido pela ALBIGEC (Empresa Municipal).
Encerrado à Segunda-feira e nos seguintes feriados: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Horário

Terça a Sexta 9:30 - 12:30 / 14:00 - 17:30 Sábado e Domingo 14:30 - 18:30

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
17
19
22
23
25
27
28
29
30
31

pesquisar

 

Pesquisa

Arquivo

Mudamos de morada para:

Actividades no Museu do C...

Dia do Pai no Museu do Ca...

Alguma fotografias da act...

Ateliê da Páscoa no Museu...

Links